XAT

domingo, 22 de janeiro de 2017

Quem eram os dois ladrões que foram crucificados ao lado de Jesus? Crítica Gospel

jesus
O evangelho de (Lucas 23,39-44) não menciona os nomes destes dois ladrões misteriosos, mas podemos encontrar um pouco mais sobre eles no apócrifo do evangelho de Nicodemos. Estes se chamavam Dimas e Gestas, e foram presos em Jericó por Pilatos, fato que se tornou ainda mais vergonhoso para Jesus ao ser crucificado entre eles.
Vamos começar por Dimas (o bom ladrão), aquele que se arrependeu e se redimiu dos seus pecados aos “45 minutos do segundo tempo”. Dimas era de origem galiléia e assaltava os ricos para favorecer os pobres. Mesmo sendo ladrão costumava sepultar os mortos, dedicava-se a saquear a turba dos judeus. Roubou livros em Jerusalém, despiu a filha de Caifás (sacerdotisa do santuário), também furtou o um tipo de “depósito secreto” construído pelo Rei Salomão. Curiosamente a igreja católica tem Dimas como o santo protetor dos pobres agonizantes, dos presos e das penitenciárias, dos carroceiros e condutores de veículos. Sua celebração acontece todo o dia 25 de março.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Estátua de São Dimas (1750) em Březnice, República Checa.
Já o caso de Gestas é complicado, enquanto Dimas roubava para sobreviver Gestas era frio e violento. Considerado um dos assassinos mais perigosos da palestina antiga, sendo de família de criminosos, fazia parte do bando de Barrabás. Ele costumava matar viajantes, mulheres e crianças, pendurava suas vitimas de cabeça para baixo, as mulheres lhe cortava os seios e as crianças ele bebia o sangue. Gesta tinha predilecção por sangue de crianças, nunca conheceu Deus e não obedecia nenhuma lei.
Jesus foi crucificado na companhia destes dois ladrões, à esquerda Gestas e à direita Dimas. As sagradas escrituras nos relatam o seguinte: o da esquerda (Gestas) começou a gritar, dizendo: “Olha quantas coisas más fiz sobre a terra, e até se soubesse que tu eras rei teria acabado também contigo. Por que te chamas a ti mesmo de Filho de Deus, se não podes socorrer-te em caso de necessidade? Como, então, prestarás auxílio a qualquer um que o peça? Se tu és o Cristo, desce da cruz para que eu possa crer em ti. Mas, neste momento não te considero como homem, senão como uma besta selvagem que está perecendo juntamente comigo. E começou a dizer muitas outras coisas contra Jesus enquanto blasfemava e fazia ranger os dentes contra Ele”.
Mas o da direita, cujo nome era Dimas, vendo a graça divina de Jesus, gritava deste modo: “Conheço-te, ó Jesus Cristo, e sei que é o Filho de Deus. Vejo-Te como Cristo adorado pelos anjos. Perdoa os pecados que cometi. Não faças os astros virem contra mim no momento do meu julgamento, ou a lua, quando julgares toda a terra, posto que fosse à noite que realizei meus maus propósitos. Não movas o sol, que agora escurece por Ti, para que eu possa manifestar as maldades de meu coração. Já sabes que não posso oferecer-Te presente algum pela remissão dos meus pecados. A morte já se joga em cima de mim por causa das minhas maldades, mas Tu tens o poder para expiá-las. Livrai-me, Senhor universal, do teu terrível julgamento. Não concedas ao inimigo poder para engolir-me e fazer-se herdeiro de minha alma, como o é desse que está pendurado à esquerda, pois estou vendo como o diabo recolhe sua alma, enquanto suas carnes desaparecem. Tampouco me ordenes passar para o lado dos judeus, pois os vejo submergir num grande pranto a Moisés e aos profetas, enquanto o diabo se ri às suas costas. Senhor, antes que minha alma saia ordena que meus pecados sejam apagados e lembra-te de mim, pecador, em teu reino, quando julgares as doze tribos por sobre o trono grande e alto, pois é grande e tormento que preparaste para o teu mundo por tua própria causa”.
Quando o ladrão terminou de falar, Jesus respondeu-lhe: “Em verdade digo-te, Dimas, que hoje mesmo estarás comigo no paraíso. Mas os filhos do reino, os descendentes de Abraão, de Isaac, de Jacó e de Moisés serão arremessados fora, para as trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mas tu serás o único que habitará o paraíso até a minha segunda vinda, quando julgarei aqueles que não reconheceram meu nome — Vai agora e diz aos querubins e aos anjos da sexta hierarquia, que estão brandindo a espada de fogo e guardando o paraíso de Adão, a primeira das criaturas, que depois de ter vivido ali foi arremessado por haver prevaricado e por não ter guardado meus mandamentos: nenhum dos primeiros verá o paraíso até que eu venha de novo para julgar os vivos e os mortos”.
Jesus morreu antes dos outros dois crucificados, pois era o mais debilitado. O dia da sua morte era um dia muito importante para a religião judaica: “era dia dos preparativos para a Páscoa.”
Por FC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial