XAT

domingo, 31 de janeiro de 2016

Escatologia: A doutrina da morte

(Imagem protegida por direitos autorais.)
“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” (Romanos 5.12)
A vida humana é efêmera e a morte é inevitável. Toda criatura carrega em seu espírito as indagações por conta do fenômeno do fim da existência. As indagações pela certeza de que um dia tombaremos na solidão de um túmulo nos levam a procurar sentido para nossa vida.
Como o campo da Escatologia estuda as revelações da Bíblia a respeito do futuro, não poderíamos deixar de examinar o fenômeno da morte, bem como a superação do fim da existência.
Na Bíblia a morte física é apontada como um resultado do pecado da humanidade (Romanos 6:23). O pecado gera a morte, mas isso não significa apenas o fim da existência física, mas um resultado espiritual por conta do pecado (1Coríntios 15:21; Gênesis 2:17; Tiago 1:15).
Mas conforme nos ensina a Bíblia, a morte foi vencida por Cristo no Calvário. Jesus Cristo veio ao mundo como cumprimento profético (Hebreus 1:1) e se apresenta como solução contra o pecado e contra a morte (Romanos 5:17).
OS RESULTADOS DISTINTOS DA MORTE
Os ensinamentos da Bíblia deixam claro que a morte como consequência espiritual tem três resultados distintos. O primeiro é o fim da existência física, que resulta na falência do corpo, conforme lemos em 2 Samuel 14:14: “Porque certamente morreremos e seremos como águas derramadas na terra, que não se ajuntam mais”. O fim da existência física tem como consequência a deterioração do corpo.
O segundo resultado é a morte espiritual, que constitui na separação de comunhão com Deus (Efésios 4:18). Este sentido se refere à separação do homem espiritual em relação à vida de Deus. Esta morte pode ser aniquilada por meio da fé em Jesus Cristo.
Já o terceiro resultado é a morte eterna, identificada como punição final por conta do pecado (Romanos 6:23). Esta morte representa a separação eterna da presença de Deus (Mateus 25:46) e é impossível se arrepender e obter perdão. Segundo ensina a Palavra de Deus à morte eterna é para os ímpios, que depois de julgados, receberão a punição eterna e serão lançados no Geena (Lago de Fogo) (Apocalipse 20:14,15).
Fonte:http://www.marcofeliciano.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial